Página Inicial
Escrever no livro de visitas Enviar um email
           Imprensa
           Obras
           Biografia
           O que é?
           Encontros
           A Volta
           A Casa
           A Imagem
           Imaginário
           As Flores
           O Legado
           Quiosque
           Links
 

 Encontros

O módulo "Encontros com Guignard" tem por objetivo a gravação e a publicação de depoimentos de amigos, artistas e críticos de arte sobre a vida e a obra do artista.

1º Encontro: o poeta Gerardo Mello Mourão e sua esposa Lea. Dia 13 de setembro de 2002, às 17:30h, na ACIANF - Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo.

 

Gerardo Mello Mourão

Gerardo Mello Mourão ocupa um lugar ímpar na história da literatura contemporânea. No Brasil, na Europa, nas Américas, vozes que vão de Ezra Pound a Jorge Luís Borges, de Octávio Paz a Robert Graves ou a Carlos Drummond de Andrade situam sua obra poética numa linhagem que vai de Dante a Camões, "no mais alto pódio da poesia de nosso tempo", como disse Tristão de Athayde. Para Antonio Olinto, "sua importância na literatura brasileira hoje é enorme". Sua escritura marca os mais altos momentos de nossa ficção, de "O Valete de Espadas" aos textos de "Piero della Francesca e as Vizinhas Chilenas" que, para Wilson Martins, renovaram o conto brasileiro, assim como os épicos "Os Peãs" e "Invenção do Mar", primeiro lugar do "Prêmio Jabuti", trouxeram à nossa língua a grandeza do sopro camoneano.

Para ler a integra do depoimento, clique aqui.