Página Inicial
Escrever no livro de visitas Enviar um email
           Imprensa
           Obras
           Biografia
           O que é?
           Encontros
           A Volta
           A Casa
           A Imagem
           Imaginário
           As Flores
           O Legado
           Quiosque
           Links
 

 O que é?


"Guignard - filho de Nova Friburgo" é um projeto que tem por objetivo valorizar a vida e a obra do artista Alberto da Veiga Guignard em sua cidade natal. Trata-se de um assunto de importância estratégica para o desenvolvimento cultural e econômico de Nova Friburgo/Rio de Janeiro, local de seu nascimento.

Conforme afirma o crítico de arte Frederico Morais, "cada geração de artistas redescobre em Guignard um referencial, um ponto de apoio, um estímulo." Sendo assim, os artistas de Nova Friburgo deveriam contar com acesso irrestrito à sua obra, especialmente para desenvolver suas atividades profissionais. É injustificável que Guignard, considerado ao lado de Cândido Portinari e Di Cavalcanti um dos maiores pintores brasileiros, não tenha sido homenageado por seus conterrâneos com nome de rua, praça ou escola. Mais impressionante é que nas bibliotecas públicas ou privadas sejam exíguas as informações sobre sua trajetória.

Este espaço virtual terá os seguintes módulos:

- Biografia: dados sobre a vida pessoal e a trajetória artística de Guignard;

- Notícias: divulgação das principais notícias referentes ao Projeto;

- Obras: registro das obras já catalogadas de Guignard, classificado por temas;

- Encontros: depoimentos de parentes, amigos, artistas e críticas de arte sobre a vida e a obra do artista;

- A Volta: página sobre exposição retrospectiva da obra de Guignard em Nova Friburgo, em parceria com o Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Moderna, Museu Casa Guignard de Ouro Preto, Escola de Arte em Belo Horizonte e colecionadores.

- A Casa: acompanhamento virtual da construção de um Memorial da infância de Guignard. Através de objetos de época o Memorial pretende reconstruir o ambiente de Nova Friburgo no final do século XIX.

- A Imagem:
a) Guignard entre suas montanhas: acompanhamento virtual da criação de uma escultura de 30 metros para fixação no Mirante Guignard, próximo ao teleférico no centro de Nova Friburgo;
b) Guignard entre nós: acompanhamento virtual da criação de uma escultura de 2 metros para fixação em local a ser estabelecido (praça pública ou próximo à Casa de Guignard);

- Imaginário:
a) página sobre exposição com obras encomendadas a artistas brasileiros de renome, que interpretarão Guignard, cada um a sua maneira;
b) página sobre exposição com obras selecionadas de artistas locais, que interpretarão Guignard, cada uma a sua maneira;

- As Flores: página sobre exposições de arranjos florais reproduzindo flores pintadas por Guignard;

- O Legado: página de divulgação de seminários com palestras e mesas-redondas, visando abordar e discutir Guignard sob diversas aspectos, como interpretação de sua obra, Guignard-professor, lirismo no modernismo, histórias da valorização de algumas de suas obras, entre outros.

- Quiosque: pequena loja virtual, vendendo produtos contendo reproduções de obras de Guignard e artigos comemorativos como camisas, posters, agendas, cadernos, toalhas, lençóis, pastas, medalhas, selos, moedas, entre outros.

- Links: endereços de sites contendo informações significativas sobre Alberto da Veiga Guignard.