Um verdadeiro presente foi dado pelo poeta Gerardo Mello Mourão aos que estiveram assistindo o seu depoimento sobre Guignard, no 1º evento da série "Encontros com Guignard", realizado na ACIANF - Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo - no dia 13 de setembro.
 |
| Luiz Carlos Prestes Filho, Gerardo Mello Mourão e Cláudio Verbicário |
Gerardo, poeta maior, emocionou várias vezes a platéia, com sua forma lírica e pungente de enumerar suas lembranças junto a Guignard: uma verdadeira aula de história, de simplicidade e de reverência à pintura.
 |
| Lea e Gerardo, segurando a maquete da escultura de Guignard |
Na ocasião, os presentes também contaram com as palavras de sua esposa Léa, falando de sua emoção ao posar para o célebre quadro "As gêmeas", que segundo Gerardo, trata-se da obra brasileira mais famosa exposta no mundo, tendo percorrido museus como o Pompidou (França) e o Moma (Estados Unidos) entre outros.
Também na ocasião, foi apresentado o protótipo da escultura de Guignard, realizada pelo escultor Orlando Brasil.
 |
| Confraternização entre participantes do Encontro |
Breve estará disponível neste site a íntegra do depoimento de Gerardo de Mello Mourão para a série "Encontros com Guignard".